sábado, 13 de outubro de 2007

ACABOU O GRUDADO DAS CHICLETES




Com o único fim de desfazer o problema das chicletes, que se pegam a tudo, nas ruas aos sapatos, nas roupas, etc., cientistas britânicos encontraram uma fórmula para criar uma goma para mascar que não se pega ou gruda, segundo informa a BBC.

Se lá, na Grã Bretanha é um problema, em todos os outros países, suponho que se passará o mesmo, inclusive aqui em Portugal .

Portanto atenção e esta notícia: "Se passar nos controlos sanitários e de segurança, a chiclete mágica poderá chegar ás lojas londrinas em 2008, anunciou a empresa que desenvolveu o produto"

A empresa Revolymer, afirma que, a sua chiclete se tira mais facilmente dos pavimentos, das solas dos sapatos, das roupas, dos tapetes e carpetes.

A Revolymer, uma empresa que vem a ser um prolongamento de um projecto académico, da Universidade de Bristol, afirma que conseguiu criar uma substância que, adicionada à chiclete, a torna muito mais "despegável"

O material é composto de largas cadeias de moléculas, chamadas polímeros, de propriedades tanto hidrófilas como hidrófobas, ou seja o mesmo dizer, que são substâncias que amam a água e a repelem ao mesmo tempo, tendendo também para fazer o mesmo aos óleos.

As últimas experiências, sobre quatro tipos diferentes de pavimento, mostraram que a nova goma de mascar desapareceu em 24 horas, possivelmente, graças aos chuviscos do Verão britânico, ou ao trabalho de alguns funcionários de limpeza.

Vinte pessoas provaram a chiclete e disseram que o seu sabor e textura é comparável à das actuais chicletes comerciais.

Cientistas da Universidade de Cork, na Irlanda, anunciaram recentemente, que estão a criar uma goma de mascar biodegradável, enquanto isso, uma equipa na Universidade de Queen's, optou por outra forma de abordar o assunto, desenvolvendo um super solvente capaz de diluir, inclusivamente as chicletes mais "pegadas".

Para grandes Universidades, grandes investigações, para problemas de cuspo!

Agora como áparte.
Muitas pessoas, ante uma situação de ansiedade, fumam um cigarro, com o fim de "tranquilizar-se", mas isso só resulta num dano maior, pois existem maneiras de controlar-se ante essas situações.

Um estudo realizado em Madrid, revelou que os caramelos e as chicletes, têm um efeito que serve para melhorar o rendimento, ante estados de stress e ansiedade pontuais.

Sim, os caramelos e as chicletes, apresentam um efeito activador, de maneira que podem ajudar nos processos de atenção e na resolução de problemas quotidianos, produzidos habitualmente por estados de ansiedade e stress, transitórios, preparando o indivíduo para a acção e melhorando o rendimento, nas tarefas diárias.

Será que ajudam a regenerar, em todas, mas mesmo todas, as tarefas diárias ?


Sem comentários: